O Data Center: tudo o que você precisa saber
Os Data Centers são estruturas cruciais para empresas de todos os setores, pois são responsáveis por armazenar e processar grandes volumes de dados.

A fim de lidar com a complexidade dos dados e suas análises, esse setor passou por transformações digitais significativas para atualizar e aumentar a produtividade do serviço.
Também conhecidos por centros de processamento, são instalações físicas ou ambientes previamente projetados para centralizar servidores, redes, equipamentos de armazenamento e processamento de dados, além de outros serviços de tecnologia. Atualmente a sua demanda por espaço diminuiu e a capacidade de armazenamento aumentou, devido a evolução das estruturas.
Por outro lado, surgiram novas soluções, como os data centers virtuais, o qual permitem a criação de ambientes virtuais para o armazenamento e o processamento de dados, como a Cloud. Essas transformações impactam diretamente no desempenho das empresas que utilizam, devido às suas diversas vantagens. Com o armazenamento na Cloud as empresas ficam mais tranquilas quanto a segurança das informações, com o serviço terceirizado, sempre haverá uma equipe disponível, contando também com um produto escalável.
+Leia mais sobre ON-PREMISE VS CLOUD: Quais as diferenças e qual é o melhor?
O que é preciso para montar um Data Center?
O data center é como um computador comum, porém com grande habilidade de armazenar os servidores e banco de dados, ou seja, é capaz de guardar milhares de informações. Como também, possibilita a segurança das informações e dá suporte as redes de toda a empresa, cuidando da manutenção da energia e serviços de TI.
Para que o data center funcione corretamente de forma escalável e segura é preciso de 4 fatores básicos:
- Infraestrutura de redes
- Servidores
- Segurança Física
- Refrigeração e energia
Em comparação com o serviço de computação em nuvem,
as instituições não precisam se preocupar com essa estrutura in-loco, pois tudo estará no
ambiente virtual.

Tipos de Data Center
Existem dois tipos de data center: PDC (Private Data Center) e IDC (Internet Data Center). O PDC é um ambiente físico que armazena dados internos de empresas, corporações e instituições, garantindo o processamento interno. Por outro lado, o IDC hospeda sites, serviços e aplicações de empresas, sendo uma terceirização do serviço.
Ter um data center seguro e eficiente é fundamental para garantir a continuidade dos negócios. Dentre os diversos tipos de data centers existentes, podemos destacar aqueles com características específicas, tais como:
- Data center dedicado: é um ambiente exclusivo para uma única empresa, que conta com recursos personalizados e alta disponibilidade com serviço terceirizado.
- Data center compartilhado: é um ambiente compartilhado por diversas empresas, que dividem os recursos disponíveis e geralmente contratam uma empresa de TI para manutenção da operações.
- Data center em nuvem: é uma solução de armazenamento virtualizada que permite o acesso remoto aos recursos de armazenamento e processamento de dados para todos os colaboradores da empresa. As vantagens incluem maior flexibilidade, escalabilidade, segurança e redução de custos operacionais. Como também, a manutenção e atualização dos servidores são realizadas pelo provedor do serviço, liberando a equipe de TI da empresa para se concentrar em outras tarefas importantes.
Cada tipo de data center apresenta vantagens dependendo das necessidades de cada empresa, sendo importante avaliar antes de escolher a melhor opção.
Se você estiver em busca da terceirização deste serviço para aumentar a produtividade da sua equipe de TI e ainda reduzir custos, conheça o Multicloud da Nubium. Com essa solução, é possível contar com um ambiente virtualizado confiável, que oferece alta disponibilidade e escalabilidade para atender às demandas da sua empresa.
Migre sua infraestrutura local para a Nuvem e tenha mais tranquilidade,
reduzindo os custos, aumentando a produtividade e ampliando a segurança!. Clique
aqui
e conheça!