Ataques que resultaram em perda de dados para 5% de empresas brasileiras
A tecnologia desempenha um papel vital nas operações diárias das empresas.

Dessa forma, é crucial que as organizações estejam cientes dos perigos cibernéticos que podem ameaçar seus dados e informações confidenciais.
A Arcserve, fornecedora global de backup, recuperação e armazenamento de dados de ransomware, divulgou os resultados obtidos junto ao segmento varejo em uma pesquisa global independente anual. O estudo, que inclui executivos brasileiros, identificou a necessidade urgente de uma maior proteção dos dados do setor de varejo.
A pesquisa aponta que 54% dos executivos de varejo participantes foram alvo de ataques de ransomware nos últimos 12 meses, com 26% dos ataques resultando no comprometimento de dados e com um quarto dos executivos confirmando o pagamento de resgate. O que chamou a atenção também é que 66% dos executivos de varejo entrevistados não se mostraram muito confiantes em suas capacidades de recuperar todos os dados perdidos no caso de um ataque de ransomware.
Ainda em relação à recuperação parcial de dados, quase metade dos executivos de varejo (42%) admitiu ser incapaz de recuperar todos os dados durante seu último incidente de perda de dados significativo. Pior: 57% relataram que não têm planos de recuperação de desastres bem documentados ou atualizados, sendo que 72% revelaram que não têm metas específicas de resiliência de dados dentro de suas estratégias de dados e backup.

Desafios enfrentados pelas empresas de médio porte
Outro dado relevante do estudo da Acserve indica que as empresas de médio porte são particularmente suscetíveis a ataques cibernéticos. Dos entrevistados, 76% dessas empresas sofreram perda de dados nos últimos cinco anos, com 45% deles incapazes de recuperar todos os seus dados após uma perda.
+O universo multicloud no mercado financeiro
Esses números ressaltam a importância de se ter uma estratégia de recuperação de dados. Infelizmente, apenas 24% das empresas de médio porte afirmaram estar protegidas, o que demonstra a necessidade de conscientização sobre a gravidade dos riscos cibernéticos. Ademais, 77% das empresas de médio porte não possuem um planejamento de recuperação de dados claramente definido.
É fundamental que as empresas compreendam a importância de investir em medidas preventivas e na criação de estratégias para garantir a resiliência de seus dados.
Nuvenize a sua empresa
É indiscutível que os ciberataques representam uma ameaça real e iminente para as empresas. Os resultados do estudo mencionado revelam a urgência de se investir em segurança e ter uma cloud bem estruturada e atualizada, sendo assim, conheça a solução Nuvenize da Nubium!
+Os dados da sua empresa seguros: confira 5 dicas de segurança em Cloud
Conte com uma plataforma que adota uma abordagem de divisão de tarefas, otimizando os recursos e garantindo o máximo desempenho para cada atividade por meio de múltiplos servidores especializados. Clique
aqui
e conheça!











